O que siginifica discipular?

O que siginifica fazer discípulos?

Discipulado é a caminhada sistemática de duas pessoas do mesmo sexo, estabelecida através de um vínculo de amizade, próximo, forte, natural e freqüente, visando o seguinte:

a) Transferência de vida — Modelar, ser exemplo, demonstrar;
b) Transferência de conhecimento — Ensinar os mandamentos e a vontade de Jesus para a vida do discípulo;
c) Prestação de contas e acompanhamento sadio e amoroso das decisões e estilo de vida do discípulo;
d) Treinamento — Treinar o novo convertido a exercer o chamado ministerial de fazer discípulos.

O que não é discipular?

Discipulado não é manter o controle sobre a vida das pessoas. Como discipulador você deve entender que não somos chefes e nem donos dos nossos discípulos.

Nossa responsabilidade não é manipular, manter as pessoas na rédia, controlando até a cor do sapato que ele vai comprar, mas somente cuidar e orientar na vida espiritual.

O seu alvo principal não é levar o seu discípulo a se tornar parecido com você no sentido, por exemplo de torcer pelo mesmo time, gostar dos mesmos filmes, falar como você fala, orar como você ora, ter as mesmas experiências que você teve, mas se tornar parecido com Jesus.

Não devemos nos reproduzir na pessoa, devemos reproduzir o caráter de Jesus. Jesus não nos mandou fazer nossos discípulos, mas discípulos dEle e para Ele.

Nossos discípulos devem continuar sendo quem são, com sua própria personalidade. Suas preferências, gostos, e opiniões devem ser respeitadas, quando as mesmas não são contrárias a Palavra de Deus ou não são pecaminosas. No entanto, é natural que com a convivência o discípulo comece a se tornar parecido com o seu discipulador, até muitas vezes nos vários aspectos mencionados acima. Isso não é necessariamente errado, especialmente quando acontece de uma forma muito natural e quando a sua vida esteja realmente está refletindo Jesus mais e mais.

 
Igreja Batista Vida em Riacho Grande